Saiba como conciliar gravidez com o trabalho


As gestantes podem trabalhar até o último mês da gravidez, desde que a gestação seja tranquila. Determinados cuidados, porém, ajudam a mulher grávida a conciliar a nova fase ao trabalho, como cuidar da saúde no ambiente profissional e organizar a rotina para não perder o foco no emprego, afirmam especialistas.

Espere para anunciar a gravidez na empresa após oito semanas, período mais crítico. A partir daí, aumenta a certeza de que a gravidez correrá bem. Faça o anúncio após ter feito o ultrassom e receber o diagnóstico do médico.
Calor
Temperaturas quentes (a partir de 38ºC) podem prejudicar a formação do bebê nas primeiras semanas de gestação (da sexta à oitava). Quem trabalha em locais com altas temperaturas (como perto de forno ou sauna) deve avaliar com o médico a necessidade de tirar licença.
Roupas leves
Conforto
Procure usar roupas leves e confortáveis no trabalho. Mantenha um corte de cabelo que não incomode, e use hidratantes no corpo. Se você trabalha com um computador, avalie se a cadeira de trabalho e a altura do monitor estão adequadas. Se necessário, use um apoio para os pés na mesa. Tente sentar em local próximo ao banheiro.
Alimentação
Tenha sempre uma garrafa de água na mesa e procure se alimentar a cada três horas, ingerindo frutas nos intervalos das refeições.
Cuidados no trabalho
Chefe primeiro
Atente-se para o chefe imediato ser o primeiro a saber sobre a gravidez. Cuidado para não avisar colegas mais próximas antes e o superior ficar sabendo da novidade pelos outros.
Foco no trabalho
Se a gestação estiver tranquila, mantenha o foco no trabalho e não fique falando o tempo todo sobre a gravidez no ambiente profissional. É importante mostrar para a empresa que, apesar da gravidez, a funcionária continua preocupada com o trabalho.
Agenda
Deixe para cuidar de assuntos relacionados à gravidez em casa ou na hora do almoço. Organize-se para não agendar consultar ou ligar para o médico no meio do expediente.
Exames
Tente agendar exames sempre no primeiro ou último horário do dia, para não precisar faltar ou interromper o trabalho para ir ao médico ou laboratório. Há locais que realizam os exames aos sábados.
Passar mal
Se passar mal, seja o mais transparente possível e avise para o chefe. Nesses casos, converse com o médico sobre a necessidade de tirar uma licença.
Tarefas
O segundo trimestre da gravidez costuma ser mais tranquilo. Use esse período para dar o máximo na empresa e organizar as coisas para quem vai fazer suas tarefas. Não se sinta ameaçada por conta da licença. Seja confiante com o seu trabalho.
Licença
Ao final da gestação é comum o aumento de ausências por conta da gravidez. Trabalhe somente até quando seu corpo permitir.
Nascimento
Após o nascimento do bebê, comunique a empresa. Procure não ficar totalmente distante do trabalho durante todo o período da licença. Aproveite para decidir quem vai ficar com o bebê após a volta ao trabalho
Relacionamento
Se possível, envie e-mails, leia a respeito do trabalho ou marque até mesmo um almoço com os colegas para saber das novidades.