Dia Fértil


Pode não parecer, mas engravidar nem sempre é fácil. Que digam as milhares de mulheres espalhadas pelo mundo tentando realizar o sonho da maternidade. Mas geralmente essa “dificuldade” pode ser superada com o conhecimento do dia fértil, momento cíclico da fecundidade feminina que ocorre, em média, uma vez ao mês. O dia fértil ocorre no meio do ciclo menstrual e dura de 3 a 6 dias.
Como engravidar? A pergunta pode parecer tola de início, mas faz todo sentido. Sabendo que o corpo funciona como uma máquina, podemos buscar entender seus mecanismos e, assim, potencializar as chances de uma gravidez. O primeiro parágrafo faz referência a este mecanismo: o ciclo menstrual, que se repete incessantemente a partir da adolescência até que a mulher chegue ao climatério e à menopausa. Tendo conhecimento de como funciona e das brechas do ciclo menstrual, ovulação e período fértil, é possível pegar as dicas para engravidar através do nosso próprio corpo. Vamos conhecer um pouco mais desse mecanismo?

O corpo se prepara para o dia fértil

O ciclo feminino está dividido em 2 partes: A primeira parte acontece entre o primeiro dia do período e a ovulação e é o tempo de preparação que o organismo tem para o dia fértil. Este tempo varia. Para estar pronto para o dia fértil, o ovário produz e libera um hormônio – a foliculina ou estrogênio – ou mesmo hormônio da feminilidade.
Sob a influência deste hormônio, a mulher fica mais feminina, seu organismo embeleza-se para acolher ou atrair aquele o homem. Com alguma sensibilidade, é possível que a própria mulher perceba estes “sintomas do dia fértil”. Já na segunda parte do ciclo, que acontece depois da ovulação, um outro hormônio é fabricado: a progesterona, que é um hormônio mais ligado à maternidade. Ele ficará no organismo da mulher até a concretização da gravidez, e caso isso não venha a acontecer, a progesterona diminui até a menstruação seguinte. A duração desta segunda parte é de, normalmente, 14 dias, mas pode ficar entre 13 e 16 dias.
Sobre a estabilidade do ciclo, existe uma grande sensibilidade. Basta uma viagem, uma gripe, um grande cansaço, uma contrariedade importante ou uma mudança da altitude para que o ciclo seja completamente alterado e a ovulação atrase alguns dias. Por isso, contar os dias pode ser uma armadilha!

Como calcular o dia fértil?

Para se calcular o período fértil, é preciso saber que o dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias.Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 e ai teremos o dia aproximado da ovulação. Então, se uma mulher tem ciclo menstrual de 30 dias e sua menstruação veio dia 15 de abril, ela deve calcular que sua próxima menstruação será dia 15 de maio, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de julho.
Uma dica legal para saber qual o dia fértil é pelo muco cervical, que é uma secreção transparente, semelhante à clara de ovo. Alguns dias antes da ovulação, este muco começa a ser eliminado via vaginal. Esta secreção deve ser colocada entre os dedos indicador e polegar e esticada ao máximo sem que se rompa, no dia em que ela estiver mais longa é o dia da ovulação. A capacidade de esticar se chama filância, então no dia de maior filância temos o dia da ovulação.
A mulher que quiser saber o dia fértil deve fazer a verificação da temperatura do corpo, medindo diariamente.
Verifique a temperatura sublingual,vaginal ou retal pela manhã, antes de levantar da cama, durante 4 minutos. A temperatura tem uma pequena variação diária, mas no dia da ovulação desce ligeiramente e após a ovulação costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias. Mas lembre-se de que a temperatura também pode subir se a mulher teve relações sexuais na noite anterior, se está gripada ou se tomou bebida alcoólica e isso não significa que já ovulou.

Quais são os sintomas do período fértil?

Secreção transparente como clara de ovo, maior desejo sexual, elevação da temperatura basal. Algumas mulheres têm sintomas particulares como uma pequena dor no baixo ventre, ou uma dor de cabeça, algumas têm alteração do apetite, isso é bem variável e cabe a cada mulher observar seu corpo.