Como saber quem é o pai?


Recebemos aqui no site muitas dúvidas de leitoras que buscam informações sobre como descobrir qual o dia em que engravidou, para assim, descobrir quem é o pai da criança. São e-mails e comentários como este:
Olá! Por favor, me ajude. Menstruei dia 06 de novembro, mas tive relação sexual com meu ex no dia 20 sem camisinha. Depois tive outra relação, no dia 23, com meu atual namorado e também sem camisinha. Estou ficando louca, não sei mais o que fazer. O bebê vai nascer e não sei o que fazer. Me ajude por favor.
Existem algumas dicas e maneiras diferentes de descobrir quem é o pai do bebê, porém, nem todas são muito exatas. Vamos ver.

Descobrindo o dia em que engravidou

A maneira mais fácil e barata de descobrir quando você engravidou (e quem é o pai do bebê) é tentando calcular qual foi seu período mais fértil. Isso pode ser feito tomando como base o período da sua última menstruação antes da gravidez, mas isso só vai funcionar se você tiver ciclos bem regulares. Nesses casos, é grande a chance de o bebê ter sido concebido cerca de duas semanas depois do primeiro dia da sua última menstruação. Faça os cálculos.
Caso você não lembre quando foi sua última menstruação, fica mais difícil fazer o cálculo, mas um exame de ultrassom feito nos três primeiros meses da gestação pode ajudar. Como até este ponto os bebês têm mais ou menos o mesmo tamanho, os médicos conseguem calcular pelas medições, de quantas semanas você está grávida.
Neste momento, o médico te fornece a idade gestacional do feto. A partir daí você deve retirar duas semanas e chegar à provável data da concepção.
Exemplo: O médico lhe disse que você está grávida de 10 semanas. Retire então 2 semanas e você chegará a 8 semanas. Volte 6 semanas no calendário e você terá mais ou menos a data em que o bebê foi feito.

Descobrir quem é o Pai por DNA

Outra possibilidade é realizar um exame de DNA. Se optar por isso, terá quase 100% de certeza sobre a paternidade. Mas o problema do exame DNA para descobrir quem é o pai é o preço. Um exame deste tipo custa mais de R$ 1.000 reais na rede particular, além de depender da colaboração dos possíveis pais.
Uma questão sobre este exame é que ele é realizado, normalmente, depois do nascimento do bebê. Existe a possibilidade de fazer o exame de DNA durante a gravidez, através de processos de amniocentese ou biópsia do vilo corial, mas estes exames são considerados extremamente invasivos e só são feitos em casos de extrema necessidade, pois existe um risco do bebê morrer no processo.
Alguns Estados do Brasil realizam exames de DNA gratuitos, mas para conseguir fazer um desses exames você precisa entrar na Justiça, com uma ação de investigação de paternidade. Nesses casos a demanda é muito grande e existe uma grande fila de espera, que pode levar anos.
Se você optar por entrar na justiça para conseguir um exame de DNA gratuito, você deve contratar um advogado particular ou procurar a Defensoria Pública do seu Estado.