Como não engravidar


O número de adolescentes grávidas e mulheres que não querem engravidar e acabam engravidando é grande. Muitos culpam o governo (quye se esforça) mas a verdade é que apesar do trabalho conjunto da mídia e de ONGs, a informação de como evitar gravidez não chega até muitas jovens.
Evitar a gravidez, para muitas pessoas, é sinônimo de futuro mais estruturado profissionalmente e emocionalmente. Para a maior parte da população sexualmente ativa, evitar uma gravidez faz toda a diferença.
Não posso engravidar
Mas, como grande parcela dos jovens está na internet, sites como o Gestantes.Net são fundamentais para a educação sexual e para difundir informações de como não engravidar. Mas ainda parece trabalho de formiguinha, pois textos relacionados a métodos contraceptivos gerais, como camisinha, DIU e anticoncepcionais não representam nem 20% dos acessos diários. A maior parte dos leitores buscam soluções posteriores à gravidez como auxílio maternidade e, em alguns casos, até conselhos sobre aborto.
Isso é realmente muito grave e as pessoas devem aprender a prevenir antes do fato consumado. A noção existe, muitas garotas dizem “não quero engravidar”, mas não se utilizam de nenhum cuidado para evitar a gravidez, mesmo que o método da tabelinha para não engravidar ou a pílula do dia seguinte.
Porém, sempre lembrando que a gravidez é responsabilidade do homem e da mulher, e que a camisinha é a melhor opção, já que há por aí muitas doenças sexualmente transmissíveis, como por exemplo o HPV.